Sim. A água não interfere no jejum, nem no resultado dos seus exames.
Não convém tomar nenhuma dessas bebidas, mesmo sem açúcar, pois ambas contêm substâncias, como a cafeína, que interfere em algumas dosagens bioquímicas.
Sim, especialmente o de Triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera já é o suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados.
Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
Alguns testes podem ter seus valores de normalidade alterados pelo fumo. A dosagem de GLICOSE é um deles.
Sim. Exercícios físicos consomem calorias e a primeira a ser reduzida é a Glicose. Durante a prática dos exercícios físicos é gerado um grande número de metabólicos proveniente dos músculos, como o Ácido Lático e a Creatinofosfoquinase (CPK) que terão seus resultados alterados. Portanto, se você for um desportista regular, informe ao laboratório antes de realizar qualquer exame de sangue.
Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.
Não. É necessário fazer o exame específico para Grupo sanguíneo e Fator RH.
A mancha roxa se dá devido à presença de sangue na pele ou na mucosa, ou seja, fora dos vasos sanguíneos que podem se romper com a agulha no momento da punção. Como a camada cutânea é levemente transparente, esse sangue é então visto. Seu tamanho é variável, conforme o volume de sangue extravasado.
O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado“ com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Detalhe: para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, num frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.
Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.